PAULO LAENDER

PINTURAS RECENTES II

 

O conjunto de pinturas recentes que agora apresento na Paulo Laender Web Gallery é fruto da minha produção no período de pouco mais de um ano, desde abril de 2019 até julho de 2020.

 

Ao fazer minha leitura desta coleção, mantendo minha premissa de que ”o artista tem sempre uma história para contar” e, observando a sequência cronológica das obras e a composição dos conjuntos temáticos que daí surgem, percebo a existência de duas vertentes:

 

A primeira delas, composta pelos trabalhos executados a partir de 2019 até o final do primeiro trimestre de 2020, mostra a minha busca constante pelo entendimento da amplitude do universo que nos cerca e das inúmeras manifestações e possíveis outros tipos de vida, vivências e ou vibrações que  acontecem além do que a existência da espécie humana, dentro da sua soberba e engano ao acreditar que o todo pulsa ao seu modelo e vontade, insiste em não perceber.

 

A segunda vertente surgiu a partir do confinamento, a que fomos todos impostos por causa da pandemia, a partir de março de 2020. Nesse período isolados, sujeitos a um retiro involuntário, nos surpreendemos com tantas revisões, sentimentos, reflexões, adaptações, comportamentos e “insights” que o confinamento nos impingiu. No meu caso tal situação pode ser percebida nos trabalhos que aconteceram a partir de então. Para suportar esta realidade me lancei intensa e profundamente ao trabalho buscando respostas e entendimento às indagações e revelações surgidas neste contexto.

 

Produto dos acontecimentos com os quais estamos convivendo estas imagens surgem, em busca de vida e consolidação, em várias telas desta segunda vertente realizada nos meses mais recentes. Algumas destas revelações, uma vez transportadas às telas, me remetem a um espaço/tempo fora e longe daqui, em uma outra realidade ou dimensão, que não esta de agora, onde e quando a vida, efetivamente, deverá ser melhor.

 

Peço a todos, que porventura vejam estas obras agora expostas através da Paulo Laender Web Gallery, que reflitam e comparem com sua própria experiência que o momento nos impõe e nos estimula a buscar algo melhor daqui para a frente.

 

Paulo Laender

Agosto de 2020

pinturas
PIN_2020-um_asteroide.jpg

© Paulo Laender www.laender.com.br